domingo, 16 de janeiro de 2011

Onde nasce o verdadeiro equilíbrio emocional.

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o fígado, do ponto de vista energético, está estreitamente envolvido com a vesícula biliar (postura e decisões), mas também com os olhos (sentido da visão), ombros, joelhos e tendões (flexibilidade), unhas, seios e todo o aparelho reprodutor feminino.


Os problemas ligados ao fígado podem ser por excesso ou falta de energia, como exemplo do excesso podemos usar a raiva e como exemplo da falta o medo paralisante.
Como todas as emoções, boas ou más, passam pelo fígado, não devemos reprimi-las infinitamente. A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no fígado. Cabe uma distinção entre sentimento e emoção. Os sentimentos geralmente fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o organismo. Uma certa irritação que nos leva a reagir diante de um ataque ou quando nos sentimos lesados, é diferente da raiva que é cega e destrutiva.


Pois então, cuidemos das nossas emoções, a raiva só nos envenena.
O medo é a crença no mal.
Mas cuidemos também da nossa alimentação.
Façamos exercícios físicos moderados diariamente.


Receita desintoxicante.


Suco
1 xícara (chá) de abacaxi picado + 1 inhame cru médio picado + ½ xícara de hortelã (ou menta ou levante) + suco fresco de 1 limão médio + 1 colher (sopa) de semente de linhaça previamente hidratada em 10 colheres (sopa) de água filtrada por 4-8 horas.


Lanche
Mousse gelado alegria do verão: 1 xícara (chá) de manga bem madura, picada e gelada + 1 cenoura média previamente picada e gelada + suco fresco de 1 limão + 3 castanhas do Pará previamente hidratadas por 4-8 horas. Bater tudo no liquidificador até virar uma mousse/sorvete. 


Sopa
Nutre e limpa: cozinhe em 2 litros de água 3 cebolas médias, 6 talos de aipo com folhas e tudo, 2 alhos-poró inteiros, 1 cabeça de alho miúdo ou 3-4 dentes graúdos. Deixe ferver por uns 40 minutos em fogo lento com a panela tampada. Passe todos os sólidos pela peneira para separar as fibras e devolva a massa para a panela e elimine o que não passou na peneira. Junte 3 xícaras de arroz integral pré-cozido e ferva por mais uns 10 minutos. Acrescente então as folhas rasgadas ou picadas de 1 maço de beterraba. Cozinhe por mais 1 minuto e desligue. Tempere no prato com 1 colher de chá de missô e folhas frescas de hortelã ou salsa. Sirva no almoço e jantar quantas xícaras desejar.


Estas receitas fazem parte do livro  Alimentação Desintoxicante - Conceição Trucom - Editora Alaúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário