sábado, 17 de abril de 2010

Drenagem Linfática

Drenagem linfática é uma técnica de massagem manual desenvolvida nos anos 30 pelo terapeuta dinamarquês Vodder, e sua esposa, com o objetivo de tratar afecções crônicas das vias respiratórias superiores.
Percebendo que seus pacientes sofriam de retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados, Vodder começou a tratá-los com massagens que estimulavam tais gânglios, atingindo boa taxa de sucesso.A principal finalidade da drenagem linfática é esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagem nas vias linfáticas e nos linfonodos.
Com a drenagem linfática, os líquidos entre os tecidos são devolvidos ao sangue através da circulação linfática.
Os movimentos da drenagem linfática são suaves e precisos, em forma circular e espiralada. Hoje em dia a drenagem linfática pode ser manual ou por aparelhos.A drenagem linfática tem aplicação na absorção de vários tipos de edemas, principalmente em casos de linfoedemas resultantes de diminuição da capacidade de transporte do sistema linfático.

A drenagem linfática estimula a regeneração dos tecidos e tem aplicação no tratamento de celulite pela eliminação de líquidos.
Drenagem linfática também poderia melhorar o sistema imunológico ao estimular a produção de linfócitos na zona cortical dos gânglios linfáticos. Além disso, a drenagem linfática tem ação relaxante e tranqüilizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário